Línea Azul
Além de ser a categoria mais importante para a Nestlé em Cuba, os sorvetes em formato ‘pote’ têm um papel muito relevante na rotina alimentar para a maioria da população cubana, pois são consumidos também como uma importante fonte de proteína animal.
Por essa razão, esse já seria um produto muito especial para uma empresa presente no país. Mas somado à relevância da categoria para seus consumidores, havia o fato de que o sorvete preferido dos cubanos era vendido em um pote de cor azul, ao qual eles denominavam ‘el pote azul’ Nestlé.
A solução explorou o repertório iconográfico nacional e se inspirou em elementos gráficos percebidos em símbolos como a bandeira cubana, suas cores e linhas contrastantes, integrados ao atributo funcional do leite.
Um modelo de comunicação extremamente impactante visualmente e enxuto verbalmente, em um país onde não se pode fazer publicidade pelas vias tradicionalmente conhecidas, e a embalagem é o maior e mais poderoso ponto de contato com o shopper e o consumidor do produto. Um produto agora rebatizado ‘el pote de la línea azul’. Hecho en Cuba.
Este projeto recebeu um dos sete prêmios que ganhamos no Brasil Design Award 2019, (bronze na categoria Design de Embalagens, subcategoria Alimentos). premiação promovida desde 2009 pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design) que reconhece e destaca a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.
@ CBA B+G
+ Luis Gustavo Bartolomei, Luciano Semeria, Alex Diniz, Guilherme Matos
A L L R I G H T S B E L O N G T O N E S T L É A N D C B A B + G